Com 45% dos votos computados, o indígena Ivan dos Santos, da Aldeia Jardim Inápolis, foi eleito nesta quarta-feira (12) o novo coordenador da Coordenadoria da Comunidade Indígena de Campo Grande, vinculada a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos. Pela primeira vez na história de Campo Grande, a representatividade desse povo junto ao Executivo Municipal aconteceu pelo processo democrático da votação. Seis candidatos concorreram ao cargo.

Tiveram direito ao voto os caciques das oito comunidades indígenas urbanas de Campo Grande, assim como os presidentes das associações indígenas e os conselhos. Até o ano passado, a escolha do coordenador indígena era feita por meio de indicação direta do prefeito.

Ivan comemorou a vitória garantindo unidade com a população indígena da Capital. “Nosso povo está muito sofrido e a partir de agora falaremos uma linguagem única, pois esse processo nos permitiu uma organização e as comunidades se aproximaram para buscar o mesmo objetivo. Vamos trabalhar juntos para ter voz ativa e conquistar melhores condições para nosso povo”, disse o novo coordenador.

@6O secretário municipal de Governo, Antônio Lacerda, reforça o compromisso da nova administração da capital, de garantir a participação da população nas decisões coletivas.

“Hoje é um marco para a história dos povos indígenas da nossa Campo Grande. Neste mês emblemático em que rendemos homenagens aos povos indígenas, conseguimos concretizar o nosso compromisso de permitir que eles escolhessem através do voto democrático o seu representante. A nossa administração respeita os indígenas como os demais cidadãos, porém, temos a consciência de que eles carregam consigo uma história maior. A coordenadoria será sem dúvida um instrumento para fortalecer suas tradições e estamos empenhados em fazer tudo o que for possível para atender fielmente as suas demandas”, disse o titular da Segov, que acompanhou a eleição.

O subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos, Ademar Vieira Junior, explicou que uma comissão eleitoral foi criada para acompanhar o processo até o dia de hoje. “Houve uma comissão com representantes das aldeias, que ajudou a construir esse processo para escolha do coordenador. É um feito inédito na Capital essa modalidade de escolha. Agora vamos começar a trabalhar em cima de projetos que contribuam para que as políticas públicas sejam voltadas para os indígenas na mesma proporção que as demais. Faltava essa definição do nome que os representaria e agora, já escolhido pela vontade deles mesmos, vamos acelerar o nosso trabalho e certamente avançar cada vez mais na busca da igualdade e em defesa dos direitos de todos os povos da nossa Capital”, ressaltou.

Ademar aproveitou o evento para informar sobre a audiência pública agendada para o dia 17 de abril, próxima segunda-feira, na Câmara Municipal, quando será debatido o tema “povos indígenas de Campo Grande”, em comemoração ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril. O evento será realizado em parceria da prefeitura com o legislativo municipal. Em seguida, no dia 19, haverá um seminário na UFMS para discutir as prioridades para desenvolver as políticas públicas para as comunidades indígenas.

Atualmente, a população indígena no Brasil chega a quase um milhão de habitantes, sendo que Campo Grande é a Capital que possui a maior população indígena vivendo em área urbana, proporcional ao número de habitantes, cerca de 15 mil indígenas.

Um dos primeiros projetos a ser executado será um censo para levantar o número exato de indígenas que hoje vivem na cidade. “Precisamos ter esse número exato, para direcionar as ações e fazer os levantamentos das demandas para essas comunidades desde a área da saúde, educação e habitação”, explicou p subsecretário dos Direitos Humanos.