E-book com práticas exitosas da Rede de Assistência Social de Campo Grande é lançado durante seminário de Boas Práticas
Relatos, projetos e estudos desenvolvidos por profissionais que atuam na Rede de Assistência Social de Campo Grande compõe o e-book lançado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) em parceria com o Instituto Sul Mato-grossense de Ensino Superior – Faculdade INSTED durante o 5º Seminário de Boas Práticas na Assistência Social que acontece até esta quinta-feira (5), no auditório da Semed.
Ao todo, 19 cases de sucesso desenvolvidos nos 21 Cras, Creas, unidades de acolhimento institucional para crianças, adolescentes, adultos, famílias e nas gerências que compõem o órgão gestor, fazem parte da obra digital, que mostra o trabalho de 57 autores apresentados na edição de 2023 do Seminário, quando foram comemorados os 30 anos da Lei Orgânica da Assistência Social
O secretário de Assistência Social, José Mário Antunes, frisou que a publicação dos trabalhos representa a valorização dos trabalhadores do SUAS da SAS, pelo empenho e dedicação em transformar sua prática em artigos científicos, contribuindo com a divulgação e visibilidade dos serviços ofertados aos usuários do SUAS.
“É um trabalho importante, porque nós cuidamos de vidas e são registros que ficam para a história da Assistência Social em Campo Grande. Os nossos técnicos são guerreiros e nossas equipes motivadas a fazer o melhor a cada dia, por isso trabalham em sintonia, unindo forças e criando esses trabalhos que são exemplos para todos nós”, disse.
A superintendente de Gestão do SUAS, Marcilene Rodrigues, ressaltou que os relatos são momentos importantes de escrita que permanecerão para as próximas gerações de profissionais. “Eles vão ficar reservados, guardados, arrumados, de uma forma notória, porque essa política de Assistência Social é contada a partir de nossas experiências”, destacou.
Uma das autoras do trabalho “Grupo de estudos entre profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social Nely Baís Martins” – Creas Sul, a psicóloga e mestra em psicologia, Fernanda Meira dos Santos, pontuou algumas experiências e memórias marcantes de sua carreira para falar sobre a dedicação e o papel dos profissionais do SUAS.
“Todos conhecemos as alegrias e dores da nossa profissão e por meio da compilação dessas histórias, das histórias dessas pessoas, qualificamos o serviço socioassistencial. Construímos saberes e possibilitamos que outros colegas se identifiquem e aprendam com a nossa prática. Todos temos o que contar e espero que esses relatos tenham acendido uma fagulha em cada um para que a gente possa compartilhar novas nossas experiências deste trabalho tão desafiador”, afirmou.
O livro
Por meio de 188 páginas, o livro digital explana experiências que variam desde o trabalho para auxiliar a inserção de usuários da UAIFA I no mercado de trabalho até estudos técnicos, como o desenvolvido pelo psicólogo e profissional da Vigilância Socioassistencial da SAS, Matheus Garcia para a implantação de conselhos tutelares em Campo Grande.
A coordenação dos textos, edição, coordenação científica e a revisão final foram realizadas pelos professores doutores Carlos Igor Jitsumori e Fábio do Vale, ambos da Faculdade Insted e que ressaltaram, na apresentação da obra, a sua importância para a sociedade sul-mato-grossense.
“Na Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Grande, os profissionais que compõem este corpo técnico e especializado desempenham uma função de inestimável valor, não apenas para as políticas públicas locais, mas para toda a sociedade sul-mato-grossense. Esses trabalhadores da assistência social são, de fato, os artífices do presente e do futuro social, desenvolvendo práticas que, ao mesmo tempo, atendem às necessidades imediatas dos cidadãos e provocam mudanças significativas no tecido social. Tais práticas, alicerçadas em um arcabouço teórico robusto e em um trabalho árduo e contínuo, são de fundamental importância para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e para a efetivação da cidadania”, destacam em trecho da apresentação.
O professor doutor Fábio do Vale falou sobre a emoção em ler as práticas descritas no e-book. “É um material belíssimo que a população precisa ter acesso para conhecer o trabalho que é desenvolvido no município, por isso vamos fazer uma divulgação também em nossos cursos e convidar esses profissionais tão sensíveis às vulnerabilidades da nossa cidade para conversar com os alunos”, afirmou
O e-book já está registrado e catalogado na Biblioteca Nacional e conta com o ISBN (International Standard Book Number) e DOI (Digital Object Identifier), que são siglas criadas para identificar livros, revistas e documentos periódicos. Por meio delas, cada documento adquire autenticidade e facilita a sua identificação em qualquer lugar do mundo. O ISBN, por exemplo, é reconhecido em mais de 200 países e entre suas vantagens está facilitar a busca e organização da obra em bibliotecas e lojas, garantir que os clientes recebam a versão correta além de ser importante para a produção, distribuição, análise de vendas e sistemas de armazenamento de dados bibliográficos.
#PraTodosVerem : Na capa da matéria há uma foto, registrada a partir da metade esquerda do auditório, mostrando o palco, durante a cerimônia de lançamento do e-book.