A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura (Sectur), assinou na manhã desta sexta-feira (05), o contrato de Cessão de Uso do Prédio Mello e Cáceres, do Exército Brasileiro, para Implantação da 1ª Casa da Cultura de Campo Grande.

A primeira Casa de Cultura será localizada na Avenida Afonso Pena, 2,270, e reservada para o fomento da cultura regional com espaço de múltiplas linguagens artísticas, espaço permanente de artesanato regional, sala de oficina artística, espaço para ensaios musicais e teatrais, galeria de artes visuais, café cultural, sala de turismo, espaço de atendimento ao artista, anfiteatro para palestras e mostras de audiovisual e um pátio cultural para apresentações ao ar livre.

Artista visual e presidente da Confraria Sociartista (Associação dos Artistas Visuais Profissionais de MS), Fernando Anghinoni, comemorou a notícia. “Sempre que um espaço cultural é aberto, temos que comemorar. Isso é um benefício para a sociedade, para a cultura da Capital e do Estado. Um incentivo para nós artistas, nós precisamos de espaços para conseguir expor, para fazer oficinas e para juntar o público de todas as áreas, então só temos a comemorar”.

Durante a assinatura, a prefeita Adriane ressaltou a importância do espaço na valorização da cultura regional e da cessão, pelo espaço acessível e de excelente localidade. Quem ganha são os campo-grandenses, valorizando a cultura e os artistas da Capital e do Estado. Os artistas terão esse espaço, no centro de Campo Grande, um espaço multifuncional, acessível, uma referência da cultura para mostrarmos aos nossos visitantes. Agradecemos ao Exército pela sensibilidade ao ceder esse local que vai ser muito bem utilizado”.

Cel. Maximiliano Gonçalves de Oliveira explicou como a seleção para cessão é criteriosa. “Nós fomos bastante criteriosos na escolha de quem usaria essa área. A gente faz um estudo para saber os proveitos que que a nossa sociedade civil e militar tiraria dessa cessão. E a gente tem certeza que essa parceria que foi criada será de grande valia para a nossa cidade, para a família militar, para a família civil. Temos certeza que aquela área será bem aproveitada e dê bastante frutos para a nossa cidade.

“Nos foi ordenado para que buscássemos alguém que ocupasse o local e desse frutos para a sociedade. Fomos procurados por várias entidades que apresentaram seus projetos, mas decidimos ceder para a Secretaria de Cultura, um mérito que não é nosso do Exército, é de vocês que apresentaram o melhor projeto de uso do espaço. Ficamos gratos em saber que o exército pode colaborar com a sociedade de Campo Grande”, acrescentou o Coronel Veiga, chefe do Estado-Maior da 9ª FM, representando o Coronel Varandas, comandante interino da 9ª Região Militar.

“A Casa da Cultura vai trazer uma oportunidade única para os artistas da Capital. É mais um espaço cultural para a cidade, um lugar de referência, de exposição e de capacitação dos artistas”, acrescentou a secretária municipal de Cultura, Mara Gurgel.