Pequenos e microempreendedores individuais da Região do Imbirussu estão participando nesta semana de mais um curso de Higiene e Manipulação de Alimentos, oferecido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Sidagro). A capacitação está acontecendo na Incubadora Zé Pereira, que está localizada na Rua Eugênio Perón, 676 – Jardim Zé Pereira.

O curso é um dos mais disputados da Sidagro e capacitou de 2023 para cá mais de 1,5 mil pessoas que ficaram prontas para atuar no ramo alimentício. A microempreendedora Sônia da Silva Santos Portilho é uma delas. “Eu sempre faço cursos aqui na incubadora e me interessei por este para eu aprender mais e poder melhorar os pães caseiros que eu já faço”, conta.

O objetivo do curso é exatamente este, explica a nutricionista e instrutora das capacitações, Bárbara Bottino. “O curso atende às boas práticas de fabricação, no serviço de alimentação, principalmente, em relação às regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele vale para o Brasil inteiro e é um diferencial na vida de quem trabalha com o alimento. Essa qualificação agrega valor ao produto que passa a ser produzido com mais qualidade, então o Campo Grande só tem a crescer com isso”, diz.

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Jr., salienta que a formação prepara as pessoas para o mercado de trabalho. “Ao capacitar as pessoas com conhecimentos sobre práticas seguras de manipulação de alimentos e normas de higiene, não somente abrimos portas para oportunidades de emprego em setores como restaurantes, hotéis, e indústria alimentícia, mas também contribuímos para a criação de novos empreendedores e a manutenção de quem já atua na área. Quem concluiu esse curso está melhor preparado para atender aos padrões de segurança alimentar, aumentando as chances de sucesso nos negócios relacionados à alimentação”, conclui.

A coordenadora da Incubadora Zé Pereira, Ramona Soares, conta que nesta semana cerca de 20 pessoas estão passando pela capacitação. “Estamos oferecendo o curso de higiene e manipulação de alimentos e todos os 19 participantes são daqui da região. Além deste curso, também ofertamos cursos de informática”, diz. O curso de Higiene e Manipulação de Alimentos tem duração de três anos

Para mais informações sobre os cursos oferecidos pela Prefeitura de Campo Grande na Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio ligue (67) 4042-0497.