A entrega da reforma da EMEI Profª Maria Josefina Bezerra Xavier, nesta quarta-feira (03), por meio do projeto Juntos pela Escola, esteve marcada pela alegria e gratidão dos alunos, servidores, colaboradores e gestores.

No local foi realizada a substituição de piso por granito, trocado todo o telhado, construída rampa de acesso à entrada principal da escola e instalado o corrimão, feito o calçamento na parte da frente e substituída a porta para pessoas com necessidades especiais, além da pintura (interna e externa) e da entrega de novos jogos pedagógicos e parquinho.

A aluna Jamile Yehya, de 10 anos, confessou o que mais gostou: “A pintura da quadra. Agora a gente vem pra escola com mais vontade de estudar e não vê a hora de podermos ir para quadra para brincar”, declarou.

De acordo com a diretora Eliana Aparecida Felipin muitas transformações aconteceram. “É a concretização de sonhos e desejos. Ver a nossa escola organizada, aconchegante, acolhedora, com novos materiais pedagógicos, o sorriso e o ânimo renovados não têm preço. Este momento tem um valor inestimável para a comunidade escolar”, revela.

Ana Katherina Panissa do Espírito Santo, mãe da aluna Giovana, enfatiza a importância da escola ter um nível comparado a uma escola privada. “Com todas essas mudanças trouxe ainda mais segurança e tranquilidade para nós pais irmos trabalhar, por saber que nossos filhos estão muito bem cuidados. Aqui a gestora, os servidores são diferenciados. Minha filha desenvolveu muito desde quando veio estudar aqui”, afirma.

O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, destacou o momento extraordinário que Campo Grande vive na área da Educação. “O maior tesouro que uma família possui é uma criança e os tesouros de vocês vão desfrutar disso. O Juntos pela Escola é um projeto transformador”, ressaltou.

Na Escola Municipal Prof. Nagib Raslan, os 916 alunos esperaram 48 anos pela reforma significativa que mudou o ambiente escolar. “Um sonho que conseguimos realizar. Em três meses a escola recebeu uma transformação que tanto esperava”, revelou a diretora Valéria Cristine Pereira.

A prefeita de Campo Grande, Adriane, afirmou que a Educação da Capital está passando por uma revolução. “As comunidades escolares estão recebendo o maior projeto de revitalização de escolas do Brasil. Além disso, a Prefeitura somente neste ano, recebeu mais de 6,6 mil novos alunos e também já entregou 150 novas salas de aula para as diversas unidades escolares”.

Pelo Juntos na Escola a unidade recebeu: cobertura do corredor central, manutenção de telhados e calhas, troca de 20% do telhado, revitalização do banheiro para pessoas com necessidades especiais, revitalização da quadra poliesportiva e da cozinha e ainda pintura completa da escola.

Construção e ampliação de EMEI

Os 100 alunos da EMEI Piratininga, também ganharam a construção de mais uma sala de aula. Os pais participaram da cerimônia e não continham a alegria por presenciarem a entrega para que as crianças possam ter muito mais conforto na hora de aprender.

“Meu filho começou este ano a estudar aqui e nitidamente tem muita diferença do antes e depois. Nossa animação da comunidade é geral, não tínhamos como não vir prestigiar. A gente percebe a preocupação, dedicação e entende que não é fácil mudar, mas luta para que nossas crianças estejam e recebam, cada vez mais, o melhor que elas merecem”, comentou Ronaldo Luiz Damasio Junior.

A unidade escolar recebeu a construção de uma nova sala e ampliação de outra, readequação do espaço físico utilizando divisórias de Dry-wall, e construção de um banheiro para atender os alunos.

A EMEI recebeu novos parquinhos, jogos pedagógicos, brinquedos, materiais pedagógicos, novos mobiliários, armários, mesas, kit de cozinha e mesas para sala dos professores, administrativos e alunos.

O Programa Juntos pela Escola é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Campo Grande, em parceria com a Associação de Pais e Mestres (APM) e as comunidades escolares.