A Prefeitura de Campo Grande entregou nesta quarta-feira (03) as obras de ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leblon e a revitalização completa da Unidade de Saúde da Família (USF) Dom Antônio Barbosa. Nos últimos dois anos, mais de 30 serviços e unidades de saúde foram completamente reformados e ou revitalizados, proporcionando um ambiente mais adequado e digno para o atendimento à população.
Além de toda a construção do espaço ampliado, a unidade recebeu pintura interna e externa, instalação de janelas de vidro e porta de entrada, aplicação de insufilme, instalação de rede elétrica (fiação), tomadas, lâmpadas, interruptores e quatro novos aparelhos de ar-condicionado. As melhorias foram executadas com recursos e mão de obra próprios.
A aposentada Marluce Silvestre, 61 anos, elogiou as melhorias realizadas na unidade. “Deu outra cara para esta unidade. Aqui a gente sempre ficava praticamente amontoado com os outros pacientes, sem contar que era muito calor. Agora ficou muito melhor. Com ar-condicionado e mais espaço pra gente ficar”, finaliza.
Conselheiro Local de Saúde, Claudio Barros, enfatiza que as melhorias na unidade atende a uma reivindicação antiga da comunidade. “Essa é uma resposta aos anseios de todos os usuários do sistema público de saúde da região. E é gratificante ver que nossos pedidos são ouvidos. Por isso é fundamental que a gente participe, cobre e traga sugestões e colabore neste processo de melhoria”, disse.
A gerente administrativa da UPA Leblon, Andrea Fernandes, descreve com alegria e felicidade as melhorias realizadas na unidade. “Em nome da UPA-Leblon, da equipe, quero dizer que estou extremamente contente e feliz, pois nosso esforço foi reconhecido. Hoje, celebramos com muita alegria a ampliação e revitalização da nossa unidade”, destaca.

Conforme a servidora, as melhorias beneficiam diretamente não só os usuários, mas também os servidores. “Atendemos aproximadamente 17 mil pacientes por mês, são cerca de 600 a 700 atendimentos diários. Temos uma rotatividade grande de pacientes diariamente e precisávamos dessa atenção especial para a UPA Leblon. Estou extremamente feliz porque nosso sonho, sonhado por todos, está se tornando realidade. Ver essa unidade ampliada, com um saguão espaçoso onde as pessoas não estão amontoadas e têm um lugar para sentar, é a humanidade que tanto falamos no SUS: equidade, resolutividade e integralidade”, diz.

“Oportunizar ao servidor e ao usuário um ambiente mais adequado é fundamental, proporcionando um atendimento mais humano e adequado para a população”, destacou a prefeita Adriane Lopes.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, celebrou a entrega de melhorias para a saúde pública do município. Nos dois últimos anos, mais de 30 unidades e serviços de saúde foram completamente revitalizados e ou reformados beneficiando diretamente milhares de pessoas.

“Hoje é um dia de celebração para os trabalhadores e usuários do SUS. Há alguns meses, estivemos nessa unidade e constatamos a necessidade urgente de proporcionar um ambiente mais adequado para os pacientes. Hoje, temos um espaço novo, climatizado e preparado para acolher aqueles que buscam atendimento”, disse.

A secretária reiterou o compromisso de proporcionar uma assistência de melhor qualidade à população campo-grandense. “Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso a um atendimento de qualidade e a um ambiente que respeite a dignidade de cada paciente”, complementa.

USF Dom Antônio

A unidade recebeu diversas melhorias, como pintura interna e externa, revisão da parte hidráulica e elétrica, troca de mobiliário e substituição de puxadores das portas e janelas. “A unidade ficou muito boa. É uma valorização para nós aqui da comunidade. Ganha todo mundo”, destaca a servidora pública Marta Assunção.

Avanços

No último ano, a Prefeitura de Campo Grande iniciou uma força-tarefa para revitalizar e reformar as unidades de saúde do município. Já foram revitalizadas diversas unidades, como a USF Aero Rancho IV, USF Arnaldo Estevão de Figueiredo, USF Jockey Club, UBS Popular, USF Marabá, USF Parque do Sol e o Complexo de Saúde Nova Bahia, integrado pela USF Nova Bahia, CRS Nova Bahia, CEO Nova Bahia, base descentralizada do SAMU e o Distrito Sanitário Prosa, Centro de Saúde do Homem, no Bairro Coronel Antonino,  USF Cidade Morena e USF Anhanduí.

Outras revitalizações e reformas estão em andamento na  UPA Vila Almeida, USF Los Angeles, CEO Cidade Morena, CEO  e USF Silvia Regina e os processos para a melhoria das USFs Itamaracá, Paulo Coelho Machado e Vila Cox, além da UPA Santa Mônica, já foram iniciados.