Moradoras do jardim seminário, Debora, Idelci e Mari Lourdes esperam ansiosas pela construção da nova unidade de saúde no bairro. Uma espera de mais de 20 anos. “Aqui é muito apertado, precisamos de mais espaço”, reclama a dona de casa Mari Lourdes dos Santos. A nova unidade deve ter 309 metros quadrados e vai ser construída a poucos metros de distância da atual sede da USF que fica na Rua do Seminário. O projeto prevê recepção, consultórios, farmácia, sala de pré e de pós-consulta, consultório odontológico, sala de vacinas, sala de curativo, sala de coleta, medicação e inalação e uma sala de esterilização.

A dona de casa Idelci Alves da Silva, que faz parte da comunidade quilombola Tia Eva, comemora a nova construção. “Estamos felizes, porque aqui não tem muita estrutura no prédio, vai ser ótimo ter uma unidade com estrutura nova perto de casa”, pontua.

Nesta quarta-feira (3), a prefeita Adriane esteve no Jardim Seminário para assinar o documento de início das obras. “Já foram entregues revitalizações de mais de 40 unidades de saúde em Campo Grande, mas neste caso o prédio é alugado e por isso, será construído o prédio para que a unidade tenha uma nova unidade”, ressaltou.

A nova USF, unidade de saúde da família São Benedito, vai ser construída na confluência das ruas Tenente Lira, Comendador Bastos e Diocese, no Jardim Seminário, região urbana do Segredo.

Essa é uma obra de compensação em que a empresa Jardim Unique Incorporação imobiliária “devolve” à Prefeitura de Campo Grande um empreendimento para compensar a construção de outro, no caso, um complexo residencial com 464 unidades na Avenida Heráclito Diniz de Figueiredo, na mesma região. Para receber o Habite-se (documento de funcionamento do residencial), a construtora terá que entregar a obra da USF pronta, o que deve demorar 2 anos.

“Esse projeto vem sendo discutido amplamente com a comunidade. A concretização do novo prédio da Unidade de Saúde São Benedito é fruto de estudos técnicos, onde o Poder Executivo Municipal, em atenção a gestão democrática e participativa da cidade, preconizada no Estatuto da Cidade e no nosso Plano Diretor, está trabalhando conjuntamente com a população e atento aos anseios dos munícipes”, pontua a diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues.

No atual prédio da unidade de saúde são realizados por mês cerca de 550 atendimentos médicos e odontológicos, 800 procedimentos, aplicadas 100 doses de vacinas e feitas mais de 1.000 visitas domiciliares.

“Esta é uma conquista da comunidade. Com a nova unidade de saúde poderemos atender cada cidadão com qualidade. O atual prédio não atende a grande demanda por serviços de saúde da região. Estamos felizes com esse importante passo que a saúde da localidade está dando”, pontua o coordenador do Conselho de Saúde Local, Ronaldo de Oliveira Maia.

Durante a assinatura dos documentos, a secretária de Saúde, Rosana Leite, destacou que o projeto da nova sede teve a participação da comunidade que discutiu cada etapa.

Para a manicure Débora Borges essa é uma conquista e tanto para os moradores. “A gente tem bastante crianças, idosos, que necessitam de algo perto, e muitas vezes não tem condições de pegar um táxi ou um ônibus”, conclui ela que não vê a hora de estrear a nova USF.

#pratodosverem   Na matéria há três imagens: A primeira imagem, usada na capa, mostra a prefeita Adriane assinando o Termo de Compromisso para a construção do prédio próprio da Unidade de Saúde da Família (USF) São Benedito; a segunda foto mostra as moradoras Debora e Idelci; a terceira foto mostra a secretária de Saúde, Rosana Leite.