Para incentivar o esporte e lazer em comunidades da Capital, a Prefeitura de Campo Grande entregou nessa terça-feira (02), a iluminação de mais um campo de futebol, desta vez no Bairro Conjunto Aero Rancho setor 6. No total, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), realizou a instalação de 8 postes e 32 luminárias de LED no Campo de Futebol utilizado pela população da região.

A iluminação era um desejo antigo dos moradores do bairro, que utiliza o campo principalmente para torneios de futebol com diversos times do bairro e diversos outros bairros da Região Urbana do Anhanduizinho.

“Eu cresci aqui no bairro, moro aqui há 30 anos. Esse campinho é símbolo para nossa comunidade, eu mesmo tenho amizades desde as épocas que jogávamos quando guris e que até hoje, nos encontramos jogamos partidas de final de semana para relembrar os velhos tempos e fortalecer as amizades. Com essa iluminação, todo mundo ganha e fica feliz, é uma realização de um sonho muito antigo, vai abrilhantar ainda mais nossa região”, disse Ozenil da Silva, gesseiro.

Para o aposentado, Paulo Sérgio Souza, a nova iluminação vai estimular ainda mais a prática do futebol amador no Conjunto Aero Rancho, o bairro mais populoso de Campo Grande. “Não se têm dúvidas o futebol é a grande paixão entre a gurizada, como também os adultos a nossa comunidade. Esse campinho sempre está sendo utilizado e agora com a nova instalação das luzes, tenho certeza que vai aumentar ainda mais o movimento no local. Muitos jogadores de outros bairros e de outras regiões também devem se interessar em torneios, já que também, muitas dessas partidas são realizadas por jogadores que geralmente trabalham durante o dia e só tem tempo à noite. É um grande presente”.

Entre os vários benefícios das lâmpadas de Led, estão a eficiência energética pelo fato de produzir mais luz (lumens) por watt consumido, levando à economia de energia, de 50% a 80%, quando comparado a tecnologias tradicionais, resultando na redução de custo e de emissão de carbono. Além disso, as lâmpadas de Led oferecem segurança e visibilidade superior nos ambientes, bem como reduzem a poluição visual. O tempo de vida das luminárias de Led é estimado em até cem mil horas uso, gerando uma durabilidade maior.

A prefeita Adriane destacou que passa de 40 campos iluminados em Campo Grande e que a prática do esporte incentiva jovens das comunidades a terem uma vida saudável e se profissionalizarem como futuros atletas. “Campo Grande tem costume raiz a prática do futebol amador nos campos em bairros e é daqui que sairão muitos jovens que se tornarão talentos profissionais do esporte. A Prefeitura de Campo Grande investe e estimula a prática esportiva, pois acredita no setor como ferramenta de transformação na vida das pessoas”, disse.

Logo após da inauguração, já teve o primeiro jogo de times veteranos do Conjunto Aero Rancho. “Esse campo representa a história de vida de muita gente aqui do bairro, inclusive a minha. Além de clarear o nosso bairro, afasta, com certeza, aquele aspecto de abandono, de escuridão, o que também oferece maior segurança para quem mora aqui no entorno. E ainda, enche os nossos olhos, ficou uma coisa linda de ser ver e apreciar”, comentou o professor de Ensino Médio, Paulo César Braga, que estreou o campo com seu time amador.

Nas sete regiões urbanas de Campo Grande, em 2023 a Sisep fez a instalação de 14.225 luminárias de Led nas ruas, avenidas, praças e espaços esportivos. No mesmo ano, foram realizados 72.944 serviços como troca de lâmpadas, manutenção e reparos nas luminárias, demandas recebidas pelos canais 156 e plataforma Fala CG, e também os que foram encaminhados diretamente à Sisep. Isso representa não só economia, mas também melhoria da qualidade de vida e de segurança à população, tanto na questão da criminalidade como de mobilidade.

#pratodosverem:

Foto1: Jogadores em campo com nova iluminação inuagurada.
Foto2: Moradores do bairro realizam primeiro jogo após a inauguração.
Foto3: Ozenil da Silva, gesseiro.
Foto4: Paulo Sérgio Souza, aposentado.
Foto5: Prefeita Adriane em conversa com os moradores presentes na inauguração.
Foto6: Paulo César Braga, professor.