Na farmácia do CRS – Centro Regional de Saúde do Tiradentes, Milena Oliveira aguarda para retirar um medicamento. O pediatra receitou um colírio para tratar a conjuntivite de sua filha Aylla, de um ano e 9 meses. A criança esfrega os olhos e choraminga, e ganha um carinho da mãe que está surpresa com a rapidez do atendimento no centro, “eu cheguei aqui e fui atendida em menos de 30 minutos, muito bom, ainda mais para as crianças que são impacientes”, ressalta.

O CRS conta agora com um PAI – Pronto Atendimento Infantil, que funciona desde o dia 03 de junho deste ano. Em 30 dias foram atendidas 3 mil crianças, o que dá uma média de 100 pacientes infantis por dia. A Unidade tem pelo menos 5 pediatras trabalhando em turnos a cada 12 horas.

Revitalização

Nesta terça-feira, a prefeitura inaugurou oficialmente o Pronto Atendimento Infantil 24 horas junto à entrega da revitalização do Complexo de Saúde do Tiradentes, que inclui também uma USF. O local foi todo revitalizado ganhando pintura e novos equipamentos e instalações como 12 aparelhos de ar-condicionado.

A prefeita Adriane informou que os resultados têm sido positivos desde a implantação do PAI, visto que no período, a grande maioria dos casos, pelo menos 90%, foram resolvidos no próprio local, não havendo necessidade de encaminhamento das crianças para hospital.

Melhorias

Para desafogar os atendimentos no CRS Tiradentes e permitir a ampliação para o público infantil, a Sesau estendeu o horário de funcionamento da USF do Bairro Noroeste, que antes fechava às 17 horas e, há um mês, passou a funcionar até às 23 horas. A secretária municipal de Saúde Rosana Leite ressalta que a estratégia deu certo já que muitos pacientes da região costumavam se deslocar até o bairro vizinho.

Atualmente, a capital conta com mais de 30 das 74 unidades de saúde da família funcionando em horário estendido com períodos entre 7h e 17 horas sem fechamento para o almoço, das 7h às 19 horas e das 7h às 23 horas, exemplo das USFs Tiradentes e Noroeste.