A Prefeitura de Campo Grande, por meio de um programa de capacitação desenvolvido pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), com apoio da Escola de Gestão Municipal (EGEM), tem avançado significativamente na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Até o momento, 311 servidores já foram capacitados em duas modalidades, presencial e EAD (Educação a Distância), visando a eficiência e a modernização dos processos administrativos.

Já foram realizadas duas turmas presenciais, cada uma com 10 servidores. ”Essas turmas foram especialmente focadas na implantação do processo piloto relacionado aos Projetos de Leis de propostas do Legislativo Municipal”, explicou a representante oficial do Sei para a Prefeitura de Campo Grande, Angela Aparecida Ferreira. Além das turmas presenciais, foram ministradas quatro turmas online ao vivo, totalizando 291 servidores capacitados.

Com o objetivo de continuar promovendo a eficiência e a transparência na administração pública, a Prefeitura mantém o foco na formação contínua dos servidores. “A Agetec segue adiante com o planejamento de mais duas turmas, uma com 112 servidores e outra com 116, que terão início nos dias 1º e 8 de julho, respectivamente. Essas novas turmas incluirão servidores de diversas secretarias, expandindo ainda mais o alcance do programa de capacitação”, explicou o diretor de projetos em Tecnologia da Informação, Luis Cézar Ribeiro.

Para facilitar ainda mais o acesso ao curso, está em fase de desenvolvimento um conteúdo 100% EAD, que ficará disponível como curso institucional permanente para todos os servidores da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

O plano do projeto foi desenhado com várias etapas de treinamento, priorizando os servidores que atuam diretamente nos processos implantados. Esta iniciativa é um passo importante para a modernização e eficiência da administração pública municipal, com a qualificação dos seus servidores e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

Sistema Eletrônico de Informacoes – SEI

Desenvolvido e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o SEI destaca-se pela eficiência e transparência na gestão de documentos e processos administrativos. O sistema possibilita a tramitação eletrônica de processos, reduzindo significativamente o uso de papel e os custos operacionais. A plataforma facilita o acesso remoto, permitindo que servidores e cidadãos acompanhem o andamento de processos de onde estiverem, o que agiliza a tomada de decisões e a prestação de serviços públicos.