A Prefeitura de Campo Grande realizou na noite desta sexta-feira (28), por meio da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), a Formatura do Curso de 1º Patrulhamento Tático Motorizado (Patamo) da Capital, com 15 agentes, sendo 13 da Guarda Civil Metropolitana (GCM), um GCM do estado do Paraná e um policial penal federal. A cerimônia aconteceu no Centro de Treinamento da GCM, no Bairro Tiradentes.

O evento marca não apenas o término de um intenso período de treinamento, mas também a capacitação de uma nova equipe especializada em operações de alta complexidade. Os participantes do curso foram submetidos a um programa rigoroso que inclui técnicas avançadas de patrulhamento, estratégias táticas, operações motorizadas, com objetivo de fortalecer a segurança pública e a prontidão da GCM de Campo Grande.

“Esta formação torna a Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande uma referência a nível nacional, com aprimoramento de conhecimento e técnicas especializadas, uma capacitação dos servidores para prestar um serviço de qualidade para toda a sociedade. O treinamento consiste não somente para que eles possam ter uma capacidade técnica e física, mas principalmente psicológica, para que possam em momentos críticos, ter resistência e equilíbrio situações de extrema dificuldade”, explica Anderson Gonzaga, secretário da Sesdes.

Um dos 19 instrutores da capacitação, o GCM Jair Viana de Oliveira, destaca que a capacitação é intensa, exigindo dos alunos foco e determinação. “O treinamento exige o condicionamento físico, situações que simulam alta carga de estresse para preparação psicológica e muita disciplina, porque o operador tático, é base dos três pilares, que é postura, conduta e capacidade técnica. Esses três pilares devem estar alinhados. É um curso de capacitação operacional de alto nível”, explica.

O curso também capacita a equipe nas funções em unidades de patrulhamento tático, executando tarefas de resposta imediata, no patrulhamento ostensivo em áreas de alto risco, no apoio a ações policiais de risco e suporte técnico em ocorrências de alto grau de periculosidade.

O policial penal federal Lucas da Silva Alves, que está entre os formandos, aponta que o curso foi uma oportunidade excepcional para valorizar sua carreira de servidor da segurança pública. “Esse curso veio como uma oportunidade única para acrescentar conhecimento e atuar em setor da segurança, que é extremamente rigoroso. O nosso órgão, a Polícia Penal Federal, passou a ter essa exigência e necessidade de buscar um patrulhamento especializado, ainda que seja restrito às áreas penitenciárias. Por isso, esse curso agrega ao nosso órgão com esse tipo de conhecimento. Com essa nova conversão da Constituição Federal, nós precisamos desse conhecimento, e a formação é de suma importância”, disse.

A prefeita de Campo Grande, Adriane, participou da solenidade e destacou que o curso pioneiro na Capital, representa um passo importante na modernização e na eficiência operacional da Guarda Civil Metropolitana. “Esse curso, além de beneficiar a segurança de Campo Grande, também marca a inauguração de Centro de Treinamento da GCM, que vai ser totalmente equipado para outras formações técnicas da Guarda, que contribuirá cada vez mais para capacitação da Guarda Civil Metropolitana e demais agentes de segurança pública”.