A Prefeitura de Campo Grande, através da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), inaugurou mais três espaços destinados ao lazer e ao estímulo à prática de exercícios físicos. Depois de Novos Estados, Mata do Jacinto, Nova Bahia, Vila Nasser e Jardim Talismã, nesta quinta-feira (27), foi a vez dos bairros Aero Rancho I, Aero Rancho VII e Portal Caiobá serem contemplados.

Com o objetivo de oferecer equipamentos adequados e áreas seguras à população, os parquinhos dispõem de labirinto, balanço duplo, escorregador básico, gira-gira e balanço lambreta. Já as academias ao ar livre contam com esqui duplo, multiexercitador 6×1, simulador de caminhada duplo, voador peitoral de dorso adaptado, máquina abdominal adaptada, simulador de remo duplo e simulador de cavalgada duplo.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), Maicon Mommad ressaltou a importância da implantação de academias e parques infantis nos espaços públicos no estímulo de hábitos saudáveis bem como na necessidade de espaços para recreação nas sete regiões urbanas de Campo Grande.  “Foram oito entregas como esta, só na última semana. É de extrema importância que a população tenha acesso a equipamentos públicos como estes, onde possam cuidar do corpo, da mente e ter tempo de qualidade. Contar com áreas dedicadas, espaços projetados para isso, faz toda a diferença”, pontuou.

A presidente da Associação de Moradores do Jardim Aero Rancho I, Jennifer Caroline Muller Rodrigues, falou da alegria dos moradores ao receberem as estruturas, instaladas ao lado a sede da Associação. Ela ressalta a importância da criação dos espaços que serão muito utilizados por frequentadores das atividades já oferecidas no local e, sobretudo, pelas crianças, que ganham um lugar para brincarem em segurança.

“Esse é um pedido nosso feito desde 2019, é com muita alegria que a gente recebe essa estrutura que fará uma diferença enorme na qualidade de vida dos moradores. O Aero Rancho é muito populoso e aqui não tínhamos esse tipo de equipamento. Ter essa academia e principalmente o parquinho por conta das crianças que agora têm onde brincar, longe dos perigos da rua”, disse.

No Aero Rancho Setor VII, no encontro entre as ruas Lázara Martins e José Aguilera, o terreno arborizado, que já contava com pista de caminhada, agora abriga também os novos equipamentos. Dona Paulina Martins de Souza (72), moradora da Rua Carlos Drumond de Andrade há mais de 30 anos, celebrou a entrega.

“Eu utilizava a praça próxima ao centro comunitário para fazer caminhada e me exercitar, agora vou passar a frequentar essa aqui. É uma conquista pela qual vínhamos lutando há muitos anos, agora é uma realidade”.

O presidente da Associação de Moradores do Aero Rancho Setor VII, Roberto Matheus destacou a atuação da administração municipal no atendimento das demandas apresentadas pelos moradores. “A nossa comunidade está muito feliz com esse projeto. A gente precisava de uma praça aqui e queremos agradecer à gestão municipal que não mediu esforços para que isso acontecesse. Este é um exemplo de gestão pensando no bem-estar das pessoas”.

Do mesmo modo, a novidade foi recebida com festa no Portal Caiobá. Logo nas primeiras horas da manhã, Talia Pereira dos Santos (27) acompanhava o pequeno Lucca, de 4 anos, brincando no gira-gira. Morando há poucos metros do local onde fora instalada a academia e o parque infantil, a dona de casa explica que os aparelhos possibilitaram ao filho e as crianças da vizinhança terem uma opção segura para brincarem. “Antes tinha que brincar sozinho, em casa, para não correr riscos brincando na rua. Agora posso trazê-lo e ver ele interagindo com outras crianças. Ver essa alegria estampada no rosto deles não tem preço”.

Moradora do Portal Caiobá há 12 anos, Nina Rosa da Silva (85) comemorou a instalação dos equipamentos na vizinhança. A aposentada explica que antes precisava se deslocar vários quilômetros para utilizar de espaços em outros pontos da cidade e que agora vai poder manter a rotina de atividades físicas sem sair do bairro. “A chegada dessa academia foi muito boa. A gente precisava sair daqui e ir para longe, poder contar com a academia aqui, nos ajuda a economizar tempo e dinheiro. Tornou tudo muito mais simples”.

#pratodoverem    Na matéria há sete fotos: a primeira, usada como capa, mostra alguns dos aparelhos da academia ao ar livre instalados no Aero Rancho setor VII; a segunda mostra o diretor-presidente da Funesp, Maicon Mommad; a terceira imagem mostra a presidente da Associação de Moradores do Jardim Aero Rancho I, Jennifer Caroline Muller Rodrigues; a quarta imagem mostra Paulina Martins de Souza, moradora do Aero Rancho Setor VII; a quinta imagem é do presidente da Associação de Moradores do Aero Rancho Setor VII, Roberto Matheus; a sexta foto mostra duas crianças, uma menina com idade entre 6 e 7 anos, impulsionando um menino com cerca de 4 anos de idade em dos balanços instalados no parque infantil do Portal Caiobá; a sétima imagem mostra a aposentada Nina Rosa da Silva em frente aos aparelhos da academia instalada no Portal Caiobá.