Palestrante do 2° Congresso Nacional e Estadual da Paridade, a deputada Federal e procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, Soraya Santos, do Rio de Janeiro, visitou nesta quinta-feira (27), a Casa da Mulher Brasileira (CMB) para conhecer o método de atendimento intersetorial da instituição, administrada pela Prefeitura de Campo Grande. A estrutura da CMB contempla os diversos serviços e setores necessários para que a mulher possa enfrentar a situação de violência de forma integral e garantir os direitos do gênero na sociedade.

Durante a visita, Soraya ressaltou que há tempos queria conhecer a casa, que é referência nacional, e que ficou surpresa com o serviço. “Estou impressionada com esse trabalho, seja do judiciário, da polícia, da assistência social, da área administrativa, das psicólogas, das pedagogas, tudo integrado. O IML aqui é outra luz, um serviço que faz muita diferença na defesa da mulher e do direito dela. Não é algo que estamos acostumados e já quero trazer outras representantes do Estado e da Câmara para conhecer e se inspirar também”.

Referência no Brasil, desde sua criação, em 2015, foram cerca de 1 milhão e 500 mil atendimentos na Casa da Mulher Brasileira, somando todos os serviços integrados à CMB. Apenas em 2023 foram mais de 189 mil atendimentos e de janeiro até maio deste ano, 84.410.

A prefeita Adriane destacou a importância do trabalho integrado realizado pela CMB, para dar respostas rápidas, oferecer assistência à vítima e na prevenção da violência contra a mulher. “Essa integração é essencial para que as vítimas sejam assistidas de forma imediata e contínua. Isso faz com que a vítima sinta a confiança necessária para denunciar e romper com esse ciclo de violência”, disse a chefe do Executivo.

A Casa da Mulher Brasileira oferece atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana, nos setores: recepção, acolhimento e triagem, serviço de apoio psicossocial acolhimento e triagem, psicossocial continuado,  alojamento de passagem (para abrigamento temporário de até 48 horas, para mulheres em risco de morte), brinquedoteca (para o acolhimento de crianças de 0 a 12 anos que não estejam acompanhadas por outros adultos, enquanto a mulher é atendida) e Central de Transportes (para o deslocamento de mulheres até os serviços da rede externa, como unidades de saúde).

Além desses serviços, a Patrulha Maria da Penha – PMP (grupo de agentes da Guarda Civil Municipal, ligado à Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) também oferece atendimento 24 horas. A Patrulha Maria da Penha atua de forma articulada com a 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, no monitoramento das medidas protetivas de urgência, realizando visitas domiciliares às vítimas, bem como atendendo chamados de mulheres com medidas protetivas de urgência, pela Central de Atendimento, telefone 153.

Ainda no âmbito municipal, o Serviço de Promoção da Autonomia Econômica, vinculado à Fundação Social do Trabalho (Funsat), oferece em horário comercial, atendimento relativo à emissão de documentação para o trabalho, qualificação e capacitação, intermediação para trabalho e emprego e orientação para autonomia financeira.

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (1ª DEAM) também oferece atendimento ininterrupto a mulheres vítimas de todas as formas de violência, em articulação com os demais serviços da CMB, como forma de garantir a integralidade do atendimento.

De forma inovadora foi implantada em março de 2023 a sala do Instituto de Medicina e Odontologia Legas (IMOL) nas dependências da CMB, agilizando dessa forma os procedimentos de exame de corpo de delito e dispensando que a vítima se desloque.