A Prefeitura de Campo Grande entregou mais três escolas revitalizadas à população, através do programa Juntos Pela Escola, com um investimento de mais de R$ 628 mil. Até o momento, são 19 escolas das 205 unidades municipais com a reforma concluída.

Desta vez, as unidades Desembargador Carlos Garcia de Queiroz, Irmã Irma Zorzi e Elpídio Reis, contemplam as entregas. Juntas, somam mais de 2 mil alunos atendidos.

“Essas entregas proporcionam melhoria na qualidade do ensino oferecido pela Rede Municipal. Um ambiente adequado, com mobiliários novos, merenda de qualidade, oportunizam aos  alunos uma boa educação, pois são eles o futuro da nossa cidade que está em constante crescimento”, destacou a Prefeita Adriane.

O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, afirmou ainda que as revitalizações e reformas realizadas por meio do programa Juntos Pela Escola, ajuda no rendimento de alunos. “Ter um ambiente apropriado, planejado, com acessibilidade e salas estruturadas resulta num maior rendimento de alunos e professores em sala de aula, o que faz toda a diferença ao longo da formação”.

Na Escola Municipal Elpídio Reis são 1.474 alunos atendidos do grupo 4 ao 9º ano. No prédio, a revitalização contemplou a acessibilidade, reforma dos dois banheiros da quadra de esportes, mudança da porta da secretaria para mais comodidade aos servidores e comunidade escolar e instalação de uma marquise.

Conforme a diretora da escola, Dilma Wider, há 28 anos servidora do município nunca viu algo tão transformador antes. “Nunca tivemos uma obra dessa feitura aqui na nossa capital, na verdade, a prefeitura revolucionou com esse programa”.

A presidente da APM (Associação de Pais e Mestres) da unidade, Tatiana Leal Brandão disse que um dos seus filhos estuda no 7º ano. “Meu outro filho, o mais velho, também já estudou aqui e sou suspeita para falar, porque amo aqui, a direção é muito atenciosa e a revitalização dá um ânimo a mais para os alunos que comentam sobre como a escola ficou bonita”.

Janaina Cavalcante de Castro é atendente e tem um filho matriculado no 5º ano na escola. “Moro no bairro há 15 anos e nunca vi a escola sendo revitalizada. É bom a gente saber que nossos filhos estão num lugar onde o órgão responsável que no caso é a prefeitura, se preocupa com o bem estar dos alunos”.

Na Escola Municipal Desembargador Carlos Garcia Queiroz, a revitalização contemplou a pintura geral da unidade interna e externa, troca dos azulejos da cozinha, foi feita a acessibilidade e a troca da parte hidráulica de um banheiro. A unidade foi fundada em 1998 e nunca mais teve uma revitalização.

Segundo a diretora, Rosa Ida Dávalo, uma revitalização como a do programa Juntos pela Escola jamais teria sido feita com recursos da unidade. “Foi feito na cozinha, a troca dos azulejos, fizemos o calçamento aqui de uma parte que estava toda danificada. Nossa comunidade, às vezes, corria risco, até chegaram alguns que caírem aí. Então veio numa hora muito certa. Eu já estou aqui há muito tempo, então há 21 anos não tinha vindo nenhum recurso para nós como este para nossa reforma”.

Thais Barbosa Duarte é operadora de máquinas em uma loja de sofás e tem dois filhos matriculados na escola. “Eu achei que ficou maravilhoso tudo que foi feito de melhoria, a escola ficou mais bonita e alegre. Um ambiente melhor para os alunos estudarem”.

Já na Escola Municipal Irmã Irma Zorzi, a revitalização contemplou o pátio interno da escola, pintura completa, foi revitalizado o parque infantil e acessibilidade dos banheiros e na entrada e saída da escola.

São 420 alunos matriculados do grupo 4 ao 5º ano.

A diretora Vanusa Leite do Nascimento de Brito está na Rede Municipal há 29 anos e se surpreendeu com o programa Juntos Pela Escola. “A última vez que a escola foi pintada foi em 2010, esse programa veio para nos trazer um fôlego, uma motivação a mais. A escola ficou linda”.

Leticya Leila de Lima Araújo mãe representante do conselho escolar da unidade, foi só elogios ao programa. “Saber que nossos filhos estudam em um colégio onde as paredes estão pintadas, onde o parquinho e mobiliários são novos, que tem material pedagógico novo, traz um conforto ao coração, porque sabemos que não estamos desamparados pela prefeitura”.

#pratodosverem: Na matéria há nove fotos: A primeira, usada como capa, mostra a fachada da Escola Municipal Elpídio Reis; a segunda mostra o pátio da escola com destaque para os brinquedos infantis instalados após a reforma; a terceira imagem é da Prefeita Adriane, durante pronunciamento; a quarta imagem mostra o secretário Municipal de Educação, Lucas Bitencourt; a quina imagem mostra a presidente da APM (Associação de Pais e Mestres) da Escola Municipal Elpídio Reis, Tatiana Leal Brandão; a sexta imagem é de Janaina Cavalcante de Castro, mãe de um aluno da unidade; a sétima foto mostra Thais Barbosa Duarte, mãe de aluno da Escola Municipal Des. Carlos Garcia de Queiroz; a oitava imagem mostra Vanusa Leite do Nascimento de Brito, diretora da Escola Municipal Irmã Irma Zorzi; a nona foto mostra Leticya Leila de Lima Araújo mãe de aluno e membro do conselho escolar da unidade.