O Bairro Jardim Noroeste recebeu neste sábado (22) mais uma edição do programa itinerante “Todos em Ação – a Prefeitura Mais Perto de Você”. O evento foi realizado na Escola Municipal Senador Rachid Saldanha Derzi, onde foram ofertados gratuitamente para a população mais de 300 serviços em diversos segmentos. O objetivo do Mutirão é aproximar a população dos atendimentos prestados pelo poder público. Esta foi a terceira edição do programa no bairro, que com os serviços prestados hoje, segundo a organização, soma-se a 17 mil atendimentos.

“Em parceria com as secretarias municipais, universidades, Ministério Público Federal, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública da União, entre tantas outras instituições, levamos serviços para as famílias que muitas vezes não têm tempo ou oportunidade de buscar atendimentos específicos como saúde, resoluções jurídicas, entre tantos outros essenciais para a população. E esse atendimento ainda acontecerá em outros bairros de outras regiões de Campo Grande em 2024”, disse a prefeita Adriane.

Alguns moradores da região aproveitaram o mutirão para atualizar documentações pessoais de toda a família. “Eu vim resolver negócios dos documentos, tirar a identidade, o novo RG e também para meus filhos. É uma ação muito importante já que para nós aqui aqui do Noroeste, as coisas são um pouco mais complicadas por causa da distância até o centro da cidade. Hoje aproveitei o dia para vir aqui e resolver essas pendências”, disse Rosana de Oliveira Jesus, dona de casa, acompanhada dos quatro filhos.

A estudante Natália Silva também foi com o mesmo propósito de Rosana. “Perdi meus documentos na rua e estava muito difícil ir até o centro buscar atendimento, já que cuido dos meus irmãos pequenos durante o dia, enquanto minha mãe trabalha. Vou aproveitar também para cortar o cabelo, que vi que também tem esse atendimento. Tudo isso nos ajuda muito, facilita a vida da gente que tem tempo curto no dia a dia”, compartilhou a jovem de 19 anos.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) ofereceu a atualização, inclusão e orientação para o Cadastro Único (CADÚnico), além de oficinas de geração de renda, designer de sobrancelhas, esmaltação e pintura facial. A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) ofertou 700 senhas para atendimento de renegociação de dívidas e cadastros habitacionais.

A assistente de educação infantil, Andreia Alves de Oliveira, foi uma das atendidas do Bairro Jardim Noroeste que procurou atendimento junto à Emha. “Vim atualizar boletos com relação às prestações da minha casa, estou saindo daqui satisfeita. É muito bom esse atendimento aqui no Jardim Noroeste, justamente pelo deslocamento até as agências de atendimento que ficam no centro. E como educadora, o que me deixa mais alegre também é ver as crianças se divertindo nos brinquedos, com a pintura facial. É uma atenção muito especial para todos nós”.

A Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) realizou atendimento para os microempreendedores individuais. Já o Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG) fez triagem e atendimento pediátrico. “Trouxe meu netinho para receber atendimento médico, esse tempo seco deixa ele com a saúde mais frágil, tosse seca e febre. Fomos muito bem atendidas”, apontou Luessi Maria Marçal, dona de casa.

Quem passou pelo evento, pode levar para casa verduras e legumes manipulados pela Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA/FAC), além de roupas e calçados que fazem parte do Varal Solidário do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC). A programação incluiu apresentações culturais e musicais, gincanas, brincadeiras para as crianças e sorteio de brindes. A ação também contou com atendimento veterinário com microchipagem e vermifugação de cães e gatos.

#pratodosverem
Foto1: Comunidade no pátio da escola em busca de atendimento.
Foto2: População aguardando atendimento.
Foto3: Prefeita Adriane em conversa com a comunidade presente.
Foto4: Mãe com crianças em atendimento para pedido de documentações.
Foto5: Estudante Natália Silva em entrevista.
Foto6: População sendo atendida pelos servidores do mutirão.
Foto7: Andreia Alves de Oliveira em entrevista.
Foto8: Família pós atendimento pediátrico.
Foto9: Jovem mulher com cachorro esse seu colo.