Uma praça esportiva localizada no quadrilátero formado por ruas asfaltadas, comércio variado, com academia ao ar livre, cercada de árvores, pista de caminhada e campinho de futebol e quadra de areia protegidas por alambrados. Um complexo esportivo e de lazer praticamente completo. Mas para a maioria dos moradores do bairro Serra Azul, faltava uma coisa. “Faltava iluminação do campo de futebol”, resumiu a comerciante Marielly Apodaca de Oliveira. Faltava, pois noite desta sexta-feira (21) a comunidade pode comemorar a chegada dessa benfeitoria, entregue pela Prefeitura de Campo Grande.

Alegria principalmente para a garotada que participa da Escola de Futebol do Serra Azul, e também para os seus pais, já que os jovens atletas poderão agora participar dos treinos e jogos também à noite, quando a temperatura está mais amena. “Tenho certeza que desses campos sairão grandes atletas, grandes homens, grandes esportistas que vão fazer a diferença na história da nossa Capital”, disse a prefeita Adriane ao ativar a iluminação do campo de futebol do Serra Azul, com a colocação de 10 postes com mais de 30 luminárias.

E o pensamento da prefeita é respaldado por quem conhece muito de futebol e foi artilheiro pelo Esporte Clube Comercial na década de 1990.  Anderson de Souza Gomes, conhecido como Taínha, começou a jogar nos campeonatos de bairros (o chamado futebol terrão), foi descoberto por um dirigente do Colorado e logo se despontou pelo talento com a bola nos pés. “A prefeita está de parabéns iluminando vários campos, e a gente sabe que daqui algum tempo a gente vai colher os frutos com alguns craques jogando no futebol nacional”, comenta Taínha. Ele destaca também o aspecto social desse investimento que a Prefeitura vem fazendo nos bairros. “Quando você coloca as crianças para praticar esporte você tira elas das ruas, do contato com as drogas”.

“Estou muito feliz de estar participando hoje desta festa, alegria total”, disse o criador e presidente da Escola de Futebol do Serra Azul, Genival de Andrade Ferreira, ao lembrar que a administração municipal atendeu prontamente ao pedido para que o campo fosse iluminado. A quadra de areia, onde os moradores praticam o vôlei, já está iluminado. Ivanildo Soares da Silva, presidente do Conselho Regional do Lagoa e da Associação dos Moradores do Coophavila, bairro vizinho ao Serra Azul, participou do evento que marcou a chegada da iluminação no campo de futebol do Serra Azul.” Essa visão que é prefeita teve nenhum outro prefeito teve, a visão dela é voltada para a comunidade, é uma visão nova e esse legado ninguém vai tirar dela, a alegria das crianças, das pessoas que já gostam do futebol, o que ela fez nem outro prefeito fez”, disse o líder comunitário.

“Esses campos são espaços de lazer, de práticas esportivas e que por muito tempo não podiam ser utilizados no período noturno, mas hoje estamos entregando aqui no Serra Azul mais um campo para que a população possa usar para suas atividades físicas. Isso faz parte de uma política pública séria, comprometida, e com planejamento”, afirmou Maicom Mommad, presidente da Fundação Municipal de Esporte (Funesp).

Ao enfatizar que a prefeita foi sensível aos anseios da comunidade a prontamente atendeu a solicitação para a implantação da iluminação, o presidente da Associação de Moradores do Serra Azul, Nivaldo Lopes, lembrou que essa ação da Prefeitura reflete também em outros setores. “Atrás daquelas árvores era tudo escuridão, então o que estamos recebendo aqui hoje também é a segurança pública, é o que a gente precisa. Agora os nossos moradores podem fazer a caminhada, o exercício à noite na academia ao ar livre, temos gratidão à essa iluminação”.

Outro setor que terá um impacto positivo é a economia local. E quem se preparou para esse novo momento é o casal Jean da Silva e Marielly Apodaca de Oliveira. Donos de uma conveniência em frente ao campo agora iluminado, eles aproveitaram a chegada da benfeitoria e nesta sexta-feira mesmo estrearam um novo produto: o tradicional espetinho no palito. “Vai melhorar bastante, vai ter movimento bom. Sem a iluminação a praça era parada, com a iluminação vai dar um movimento bom, e isso vai gerar emprego”, afirma a microempreendedora, que projeta contratar mais funcionários. “Dependendo de demanda vamos ter que contratar umas cinco pessoas”.