O número de hortas sociais que recebem apoio da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), praticamente dobrou de um ano para cá. Se em setembro de 2023 haviam 42 hortas urbanas com fins sociais instaladas, hoje são 75, um aumento de 79%. As hortas recebem apoio da Sidagro com mudas, adubo e uso de maquinário agrícola.

Na mesma época, haviam 176 hortas instaladas, somando as sociais com as comerciais. Hoje, são 263, sendo 188 com fins lucrativos e 75 sociais. As hortas com fins lucrativos recebem apoio da Prefeitura para serem constituídas, com bandejas de mudas e adubos orgânicos, e depois seguem sendo assistidas com maquinários agrícolas para a abertura dos canteiros.

Já as hortas sociais têm apoio contínuo, tanto na cessão do maquinário agrícola, como na doação de adubos e mudas para o plantio. Para o gestor do Instituto Misericordes, frei Jairo de Souza, Gestor do Instituto Misericordes, que é assistido com uma horta com fins sociais, a iniciativa é importante, inclusive, na formação das crianças.

“Começamos as atividades há cerca de dez anos, atendendo as crianças das famílias em situação de vulnerabilidade social do antigo Lixão. Desenvolvemos atividades de segunda a sexta. Uma das oficinas educativas é o cultivo e cuidado da horta, que além de ensinar sobre meio ambiente garante uma alimentação saudável para eles. Agradecemos a parceria que a Sidagro desenvolve com o Instituto, nos dando essa possibilidade de alimentação saudável”, diz o gestor do Instituto Misericordes.

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Junior, acrescenta: “A iniciativa objetiva, não somente aumentar a segurança alimentar em Campo Grande, como incentivar práticas alimentares saudáveis. Tudo isso é feito em conjunto com a educação das crianças. Quando falamos nas hortas comerciais, podemos dizer ainda que há o fomento de oportunidades econômicas, gerando renda e apoiando a agricultura familiar urbana,” finaliza.

Em 2023, a Sidagro entregou 465 bandejas de mudas, o que totalizou 93.000 mudinhas e 13 toneladas de composto orgânico para beneficiar a produção das hortas sociais em Campo Grande. O composto orgânico é garantido através da parceria com o SESC Sabor & Arte.

Esta iniciativa está dentro do subprograma Adubando Oportunidades, que cumpre quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, dentre eles o ODS 12, que tem como meta alcançar o manejo ambientalmente saudável de todos os resíduos para minimizar os impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente.

#pratodosverem   Na capa da matéria há uma foto que mostra um homem adulto, alto e magro, vestindo camiseta branca e calça jeans, falando com um grupo composto por 9  crianças com idades entre 5 anos e 8 anos, enquanto caminham entre os canteiros de  uma horta social.