A Prefeitura de Campo Grande assinou o Termo de Autorização de Uso de área da União Municipal das Associações de Moradores (Umam). O ato foi realizado no Paço Municipal pela prefeita Adriane Lopes nessa quarta-feira (05) e contou com a presença de representantes da entidade e lideranças comunitárias que foram homenageados.

O documento tem como objetivo autorizar o funcionamento da Umam por 20 anos em área pública municipal, permitindo assim, reformar e ampliação da sede. Com a assinatura, a entidade que realiza atendimentos voltados a prestação de serviços as mais de 300 Organizações da Sociedade Civil – OSCs filiadas, formadas por associações de moradores, de mulheres, clubes de mães, associações de idoso e outras ONGs, passa a utilizar uma praça localizada entre a Avenida Norte e Ruas Anita Garibaldi, Zola Cícero e Irlanda, no Bairro Monte Castelo.

O presidente da entidade, José Gondim dos Santos, ressaltou que a entidade atua há mais de 40 anos, prestando serviços de assessoramento jurídico, contábil, administrativos para situações de regularidades fiscais, de CNPJ e de documentações em dia para não perder oportunidades de projetos e ações nos bairros, além de capacitação para essas associações e organizações da sociedade civil. “Agradeço a gestão pela oportunidade, agora a Umam tem sede própria, uma identidade, e essa parceria e esse apoio da Prefeitura nos deixa muito feliz”, comenta.

A prefeita Adriane Lopes pontuou a importância de fortalecer a instituição que presta serviços e valoriza a liderança comunitária. “Nós entendemos que cada liderança tem o seu potencial, que faz a diferença na sua comunidade, que leva as dificuldades do povo até o poder público para que haja mudança e por isso esse ato de assinatura é tão importante para a cidade”, conclui.

Além da assinatura do termo de autorização de uso da área pública, foram feitas 21 homenagens póstumas aos conselheiros regionais e lideranças comunitárias que prestaram serviços para a comunidade campo-grandense, além de homenagem para os 13 conselheiros e lideranças mais antigos.

Para o Conselheiro Regional da Região Urbana do Bandeira, Tércio Pessoa de Souza, que foi homenageado pelos serviços prestados à cidade, é muito gratificante ver as lideranças comunitárias serem valorizadas, além de ser uma alegria ver a Umam ter uma sede própria para acolher as lideranças.

“Foi uma homenagem muito bonita a todo trabalho realizado pelo meu esposo, fico muito grata pelo reconhecimento”, afirma Miriam Ignácio Gileno, esposa do Conselheiro Regional do Imbirussu Miguel Benedicto Gileno, que recebeu homenagem póstuma.

Entidade mais antiga do segmento comunitário, a União Municipal das Associações de Moradores de Campo Grande foi fundada em 1984 e instalada, desde 2015, na Rua Irlanda, 336, Bairro Monte Castelo. A Umam tem representatividade e participa ativamente em todos os Conselhos Regionais das 7 Regiões Urbanas de Campo Grande e em outros colegiados de grande importância para a Capital.