Na tarde dessa quarta-feira (05), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha), entregou os contratos das casas para 32 famílias da comunidade Mandela, que serão reassentadas no Jardim Talismã após o incêndio ocorrido em novembro do ano passado. A entrega aconteceu na área destinada às famílias, localizada na Região Urbana do Segredo.

“Essa obra é fruto de muito trabalho, dedicação e representa a realização dos sonhos de pessoas que anseiam por ter um CEP, ter lugar seguro e com as condições necessárias para estar em segurança e poder cuidar da família. É a qualidade de vida e dignidade sendo devolvidas a essas pessoas”, destacou a prefeita Adriane, durante o ato.

As obras tiveram início em dezembro de 2023, após uma análise criteriosa para a escolha das áreas destinadas à construção das unidades habitacionais. A área foi escolhida por sua proximidade com escolas, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e postos de saúde, garantindo acesso à infraestrutura pública essencial.

Valmir dos Santos Barbosa, de 51 anos, vive na comunidade Mandela há sete anos com sua esposa Ana Paula de Souza, 31 anos, e dois filhos. Embora seu barraco não tenha sido atingido pelo incêndio, a ansiedade pela nova moradia o dominou desde a primeira vez que visitou a área destinada às novas casas. “Desde que soube onde seria meu lote, vim aqui, tirei fotos e já planejei tudo. A ansiedade é tanta que parece que o tempo parou de passar”, brincou.

Inicialmente, a conclusão das obras estava prevista para 12 meses, mas devido à rápida resposta e ao empenho da Prefeitura de Campo Grande, as obras serão finalizadas antes do prazo estipulado. As casas foram construídas pela construtora credenciada pelo Programa Credihabita, instituído pela Lei n. 6.123 em 9 de novembro de 2018, com um investimento de aproximadamente R$ 15 milhões em recursos próprios do Município, considerando as demais áreas.

Maristela Romeiro, de 28 anos, viveu na comunidade Mandela por oito anos. Após o incêndio, ela se mudou com suas duas filhas, uma de oito anos e outra de dois, para a casa de um parente. Maristela foi uma das contempladas pelo programa Recomeçar Moradia. “A sensação é maravilhosa! Esperamos isso por tanto tempo e finalmente conseguimos. Minha filha está animada porque vai ter um quarto só para ela, e eu já estou guardando dinheiro para montar tudo”, disse.

Cada família beneficiada pagará parcelas de R$ 185,00 ao longo de 360 meses. A área já conta com a instalação de rede de água e padrões de energia elétrica foram instalados. Com esta entrega, 32 famílias que anteriormente faziam parte de uma das maiores ocupações irregulares de Campo Grande agora têm acesso à moradia segura, adequada e acessível.

Para o diretor-presidente da Emha, Claudio Marques, a entrega dos contratos em tempo recorde é motivo de grande satisfação. “Com muita agilidade e rapidez, em menos de seis meses, as obras já estão em fase final. Este momento não é apenas sobre receber uma chave, é sobre essas famílias terem segurança jurídica e saberem que, de fato e de direito, essa casa pertence a elas. A próxima fase é a entrega das unidades habitacionais, para que essas famílias possam reconstruir suas vidas”, afirmou Marques.

#pratodosverem   Na capa da matéria há uma foto que mostra Ana Paula de Souza (31) sorrindo, ao assinar os documentos. A segunda foto mostra a prefeita Adriane fazendo a entrega de um contrato a uma das famílias contempladas; a terceira imagem mostra Ana Paula de Souza (31), o esposo dela, Valmir dos Santos Barbosa (51) e os dois filhos do casal; a quarta foto mostra Maristela Romeiro (28) e a filha pequena.