Os 106 gestores das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da REME (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande reuniram-se na manhã desta quinta-feira (18) para uma formação continuada sobre as modalidades organizativas (sequências e projetos didáticos) e as possibilidades de organização do tempo.

A pauta foi elaborada pela Divisão de Educação Infantil (Deinf), que retomou a discussão sobre currículo e planejamento na educação infantil e introduziu essas modalidades de trabalho pedagógico para análise junto aos profissionais das escolas.

Segundo a superintendente de Políticas Educacionais, Ana Dorsa, a formação de hoje, com os diretores das escolas de educação infantil, teve como objetivo abordar questões organizacionais. “Foi uma pauta formativa, com enfoque pedagógico, na qual trouxemos discussões sobre a chegada dos professores, dos grupos 1 e 2, e a organização dos planejamentos dos professores, além de temas relacionados à organização dos espaços”.

De acordo com a chefe da Divisão de Educação Infantil das Superintendências de Políticas Educacionais da Secretaria, Leusa de Melo, a formação beneficia diretamente os gestores participantes. “E, consequentemente, eles também vão beneficiar os professores e assistentes que atuam nas escolas de educação infantil, os quais amanhã vão vivenciar essa formação no espaço onde realizam efetivamente o trabalho. Portanto, não podemos discutir processos de formação de professores sem articular isso com a atuação dos gestores escolares e dos coordenadores pedagógicos”.

A diretora Luciana Lima, da EMEI Pascoala Vera Rios, eleita para o cargo no ano passado, compartilha sua experiência na participação da segunda formação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Eu considero essa formação muito importante, pois reunimos todos os diretores e é um momento de troca de experiências, muito aprendizado, oportunidade de revisitar a organização do nosso ambiente de trabalho, rever nossas atitudes com os nossos professores e toda a equipe que trabalha conosco em prol das nossas crianças”, conclui.

 

 

 

#pratodosverem A imagem que ilustra a matéria mostra profissionais da Rede Municipal de Ensino, sentados, em um auditório para participação de formação de educação continuada.