A programação da Cidade do Natal 2023 teve início oficialmente na noite desta quinta-feira (7), com muita alegria, sentimento de união e aquele encanto natalino que envolve todas as famílias que celebram a data com sentimento de amor, união e fraternidade. A abertura aconteceu por volta das 18h30, com a entrega simbólica da chave da Cidade do Natal ao Papai Noel, que abriu o Espaço Municipal Vila Morena junto com a prefeita Adriane Lopes. Centenas de pessoas aguardavam ansiosamente para adentrar no espaço festivo localizado nos Altos da Avenida Afonso Pena.

A estudante Eloísa Mel, de 18 anos, acompanhada da mãe, Ana Daisy, foram umas das primeiras pessoas a entrar na Cidade do Natal para desfrutar da programação. “Já virou uma tradição para a nossa família. Porque todo ano tem, aí a gente vem aqui prestigiar a decoração, os shows e a roda gigante. É um momento especial, de que sentimos ainda mais a necessidade de unir as famílias. E a prefeitura capricha, né? Me sinto como se estivesse em outro mundo”, aponta.

As comemorações do “Natal de CG é Tamanho Família” deram a largada para um mês recheado de atrações para todos os campo-grandenses, e a Cidade do Natal está toda decorado com a temática natalina, além de iluminação festiva, árvore iluminada e uma diversificada de pratos e quitutes na Praça de Alimentação, além da da Casa do Papai Noel. A roda gigante começa a funcionar a partir deste sábado, para garantir momentos de alegria e diversão ao público que prestigiar o local.

A prefeita Adriane Lopes destacou que as festividades natalinas foram preparadas para atender a todos os campo-grandenses e de todas as idades, de crianças a idosos, famílias diversas, além dos turistas e, o mais importante, com acesso gratuito a todas as atrações.

“Nós preparamos tudo com muito carinho para receber as famílias da nossa cidade, que vão curtir as atrações, brinquedos, shows, parada natalina e tudo de forma gratuita. Vamos nos divertir e celebrar aqui o verdadeiro sentido do Natal, o nascimento de Jesus que está simbolizado na entrada da cidade. Vamos celebrar aqui, nessa cidade tão abençoada que é Campo Grande, 30 dias de festa”, ressaltou.

Luciana Nantes, moradora do Bairro Bandeirantes, conta que saiu de casa muito empolgada para assistir ao show da Família Lima. “Eu gosto de violino, eu acho bonito, sabe?! E eles misturam o rock com a música clássica, eu acho legal. Eu escuto eles há muito tempo e é a primeira vez que eu vou ver eles ao vivo. E sobre a decoração , eu achei bem colorido e encantador. A Prefeitura caprichou neste ano tanto na decoração quanto nas atrações.”

A Prefeitura de Campo Grande também planejou o espaço com acessibilidade, pensando no deslocamento para cadeirantes. Para a família de dona Gracita Silva, que se locomove por cadeiras de rodas, todo o complexo da Cidade do Natal tem acessibilidade satisfatória para a matriarca da família. “Sentimos que podemos deixá-la a vontade aqui na Vila Morena, porque ela pode transitar em todos os espaços, sem exceção. E o Natal é muito importante para a nossa família, já que representa o nascimento de Jesus Cristo, o nosso Salvador. Momento de celebrarmos o renascimento dos nossos valores e fortalecer a união da nossa família. E a cidade tá linda, né?! Nós amamos passar pelo corredor de luzes de teto, com a simulação de neve, fica lindo para tirar fotos”, aponta Kese Silva, filha de dona Gracita.

O músico Israel Parias Cardoso também foi prestigiar o show da Família Lima. “É uma banda diferenciada. É um coletivo musical muito incrível. Eu fui a um show deles há muito tempo, e foi um dos melhores shows que eu assisti na minha vida. É exatamente o clássico com o atual, com o temporário, vamos dizer assim. E é legal essa mistura. Eu particularmente gosto muito. A Prefeitura arrasou com a escolha dessa atração para abrir a Cidade do Natal”,  completou.

Um dos momentos mais aguardados da programação da Cidade do Natal é a Parada Natalina com participação do público, que se encanta com o desfile dos mais de 30 personagens, incluindo o Sr. e a Sra. Rena que agora trazem o bebê Rena, além dos ursos, duendes e o Papai Noel. Esse é o momento mais esperado pela professora Jéssica Chávez Santos, moradora da Vila Olinda.” Com toda a certeza o Natal de Campo Grande não seria completo sem a presença da Família Rena. As crianças já imaginam o Natal esperando por elas e agora com o bebê rena, a gente que tem um bebezinho encontra ainda mais afinidade de família, nosso modelo tradicional também. É encantador.”

Para o gerente operacional Flávio Ferreira Gonçalves, morador do Bairro Montevideu, a programação da Cidade do Natal é o momento mais aguardado do ano pela família. “É uma satisfação estar com a família aqui e estar presenciando esse evento. É muito bacana o desfile e esse espírito familiar nos contagia. É aqui que comemoramos, eu, minha esposa e meu três filhos. Tenho um garoto de 17 anos, um de nove e uma menina de quatro anos.” Para a esposa Murieri Ferreira, o Natal significa a união da família. “É estar junto com os nossos amados. Também um momento de resgatar o valor do Natal da nossa infância, para passar para nossos filhos”, observa a mãe, que contou que a Praça de Alimentação é parada certa da família todos os anos.

A Cidade do Natal também já foi cenário de romance e casamento: a designer Nicole da Silva Cruz, de 20 anos, moradora do Jardim Batistão, conheceu o esposo Matheus, também 20 anos, na edição de 2018. Lá mesmo, eles se apresentaram para a família e desde então, vivem um relacionamento sério. “A gente começou a namorar no ensino médio e aqui foi o primeiro lugar que a gente saiu e nos apresentamos para as nossas famílias. A Cidade do Natal é um marco muito importante para a nossa história.”

Na edição do ano passado, a educadora física Thais Ocampos estava grávida e curtiu a cidade para registrar momentos da gestação na decoração natalina. Esse ano, ela está renovando o álbum de fotografia da família, já com a chegada da pequena Melissa, de 1o meses, com mais uma edição da Cidade do Natal.  “Vejo essa época com uma temporada de espalhar o amor. A gente vê que essa beleza toda contagia nossos corações e elimina aquele sentimento de momentos desafiadores que enfrentamos no decorrer do ano. Esse é o momento de festejar e de amar, além de também fazer um lindo álbum de fotografia e fotos instagramáveis da nossa família. Só temos a agradecer a prefeitura por nos conceder todo esse momento de magia”.

Cidade do Natal

A Cidade do Natal vai funcionar todos os dias, das 17h às 22h. A Parada Natalina será sempre às 21 horas. O espaço contará com a Casa do Papai Noel, Presépio, Árvore Iluminada, Roda Gigante, brinquedos para as crianças, apresentações diárias de música e dança, entre outras atrações.

Na Praça de Alimentação, a população terá à disposição uma variedade de produtos que vão desde sorvetes a pasteis, cheesburguer, espetinho, barca de costela, sobá, entre outros pratos que serão vendidos com valores a partir de R$ 10,00 como o pastel de carne, queijo ou pizza. Já as bebidas serão comercializadas com valor a partir de 5,00 no caso de refrigerantes e sorvete a partir de R$ 6,00.

Algumas lanchonetes e restaurantes que já confirmaram presença nesta edição da Cidade do Natal são: Batata no Cone, Standard, Da Terra Açaí, Vitória Régia – Pasteis, Toque Du Chef, Espeto Delícias D’Maria, Gran Costela, Miti Sabor Oriental, Senhora Gula, Chiquinho Sorvetes, Tao Espeto, Oficina Food Truck, Delícias da Mari, Divina Batata Recheada, entre outros.

A programação do Natal deste ano terá novamente o tradicional passeio do City Tour, com distribuição de senhas. Haverá saída da Praça Ari Coelho e da Cidade do Natal.

A abertura oficial nesta quinta-feira contou com a participação dos secretários e diretores das autarquias municipais, entre outras autoridades, entre as quais a senadora Teresa Cristina e o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania Marcelo Ferreira Miranda, que no ato representou o governador Eduardo Riedel.