Final de Futsal do Jires tem time feminino de escola campeão pela primeira vez na história

Com arquibancada cheia e turma animada, a final de Futsal do Jires (Jogos Infantis da REME) que aconteceu na noite de quinta-feira (28), foi marcada por emoção, pois o time feminino da Escola Municipal Rural Orlandina Oliveira Lima, foi campeão pela primeira vez na história do campeonato. A final aconteceu no ginásio da Escola de Tempo Integral Iracema Maria Vicente, com a presença de pais, tios, alunos e diretores escolares.
Foram para a final os times das escolas: Senador Rachid Saldanha Derzi, Orlandina Oliveira Lima e Nerone Maiolino.
As atletas da escola rural estavam ansiosas e animadas. Segundo Larissa de Oliveira, de 11 anos, a expectativa estava alta. “A gente não imaginava que pudesse chegar tão longe. Estou muito feliz por estar competindo na final”.
Colega de Larissa, Maria Eduarda Figueiredo, disse que joga futsal desde 2017 e sempre gostou do esporte. “Estamos animadas por conquistar o título pela primeira vez para nossa escola”.
O diretor da unidade escolar, Antônio Donizete de Souza, mobilizou muita gente para acompanhar o jogo. “Nossa escola fica a quase 50 quilômetros de Campo Grande, um pouco difícil de animar o pessoal, mas veio muita gente, estamos muito felizes com esse título”.
A professora Rosa Francisca Maciel foi acompanhar o jogo da neta que estuda na escola rural, Ana Júlia. “É a primeira vez que a gente se mobiliza em peso para acompanhar o jogo, estamos muito felizes, é uma noite de muita animação”.
Quem também estava ansioso pelo jogo da filha, era o cobrador, Nauir França. “Minha filha estuda na Senador Rachid Saldanha e começou a jogar no ano passado, ela adora e a gente incentiva. O futsal melhorou até a comunicação dela dentro de casa com a gente”.
Professor de Educação Física na Escola Municipal Senador Rachid Saldanha, Mayki de Paiva, classificou os times feminino e masculino para a final. “Nós temos uma boa estrutura na escola para treinar nossos alunos. A gente começa a montar o time para os campeonatos meses antes, observamos quem sempre se destaca e a expectativa está sempre a milhão”.
Da Escola Municipal Nerone Maiolino, o aluno Felipe Natanael Araújo de 11 anos, treina futsal desde os 5 anos de idade. “Eu amo o futsal e quero seguir carreira, quero fazer disso meu futuro”, disse, confiante.
Segundo o chefe da Deac (Divisão de Esporte, Arte e Cultura), Wilson Lands, o esporte escolar na Reme, além de ter evoluído, tem priorizado o esporte feminino. “Dar essa oportunidade de times femininos e masculinos jogarem, oportuniza a termos atletas que serão destaque na nossa Capital, no Estado, no país”
Do time feminino, a campeã foi a escola Orlandina que venceu 2×1 contra o Rachid Saldanha, com gols de Larissa e Júlia Beatriz. Do masculino, quem venceu foi a escola Nerone Maiolino de 3×1 contra o Rachid Saldanha, com gols de Murilo Vieira e Rennan Cezar.
Durante o Jires, o Futsal envolveu 74 unidades escolares da Reme, com o maior número de alunos participantes, sendo 1164 atletas inscritos, de 10 a 12 anos de idade. Foram 160 jogos de futsal.