Ação em comemoração aos 10 anos do Consultório na Rua leva serviços e atendimentos à população em vulnerabilidade

Durante toda a tarde, foram oferecidos testes rápidos, avaliação odontológica, exames ambulatoriais, emissão de documentos, orientação jurídica, corte de cabelo, manicure,
aconselhamento para redução de danos. Na ação foram disponibilizados pontos de coleta de materiais de higiene pessoal para posterior distribuição.

O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela equipe do Consultório na Rua nos últimos dez anos e os avanços e conquistas. “Parabenizo a todos os profissionais pertencentes ao serviço que certamente fazem a diferença na vida destas pessoas, buscando atuar frente aos diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua, inclusive na busca ativa e cuidado aos usuários de álcool, crack e outras drogas”, disse.
O serviço é formado por equipes multiprofissionais que prestam atendimento integral à saúde dessa população em situação de rua “in loco”. As atividades são realizadas de forma itinerante desenvolvendo ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e demais equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).
Consultório na Rua

Esta localização facilita a logística da equipe, considerando a organização da equipe para atender os locais de maior concentração de pessoas em situação de rua e maior vulnerabilidade.

O Consultório na Rua oferece os seguintes atendimentos: atendimento médico dentro das possibilidades em situação de rua, orientações quanto a redução de danos, acompanhamento de alguns casos em consultas/exames, testes rápidos, escuta qualificada, encaminhamentos de serviço social, busca ativas, orientações de saúde bucal, orientações de enfermagem, curativo, vacinas e vinculação com a equipe CNaR e com a unidade de saúde de referência do território.
Para atender as demandas desses usuários a equipe possui escala de trabalho para que possam em tempo oportuno atender as necessidades que surgem, ficando durante a semana em horário comercial e às segundas, quartas e quintas-feiras das 18h às 23h. Somente no primeiro semestre deste ano, o serviço realizou mais de 3 mil atendimentos.