Para avançar com a cultura de transparência e controle social da Rede Municipal de Ensino (Reme), a Controladoria-Geral do Município (CGM) promoveu nesta semana, um treinamento para alunos da Rede Municipal de Ensino que estão inscritos no Controlador Jovem edição de 2023. A ação contou com a participação de 144 estudantes auditores de 24 escolas inscritas no projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Nosso objetivo é dar andamento na formação desses jovens alunos auditores para o Projeto Controlador Jovem. Hoje tivemos um ciclo de quatro palestras com o foco de dinamizar entre eles, a cultura da transparência, a cidadania ativa dentro das escolas, auditoria e educação financeira. Começamos com essa grande reunião entre eles e posteriormente, as palestras seguem as unidades de educação inscritas”, apontou Mauro Mongelli, diretor-geral da Transparência e Integridade da CGM e coordenador geral do projeto.

Os alunos auditores tiveram palestras sobre a importância da auditoria cívica na implementação do Projeto Controlador Jovem, com o professor Vanderlei de Oliveira Gimenes; Promoção da consciência ambiental e coletiva e o zelo pelo bem público no ambiente escolar, com o professor Rafael Bartimann de Almeida; Educação Fiscal e Financeira no Contexto Escolar, com o professor Jhonattan Gonçalves de Araújo; Como trabalhar a cultura da transparência, o controle social e as ações de cidadania na escola, com o coordenador do Projeto, Mauro Mongelli.

A edição do Projeto Controlador Jovem vai premiar escolas municipais em um total de R$ 100 mil. A iniciativa contempla ações de melhoria voltadas a políticas públicas no ambiente escolar e é desenvolvida pela CGM e Semed. O projeto está amparado em três conceitos: controle social, experiência pedagógica e políticas educacionais. A equipe escolar é composta por um coordenador, um monitor e quatro alunos, um de cada série.

Maria Fernanda de Barros tem 14 anos e é aluna do 9º ano da Escola Municipal Plínio Mendes dos Santos. A estudante foi convidada pela diretoria de sua escola para fazer parte da comissão dos jovens controladores a se inscrever no projeto. “É a primeira vez que estou participando de um projeto como esse. Fui motivada quando meus diretores explicaram como funciona e as palestras de hoje deram um bom entendimento de como deve ser essa atuação em nossas escolas. Poderemos avaliar situações de bem comum para todos da nossa escola”, contou Maria Fernanda.

Quem também está adentrando nesse projeto pela primeira vez é Sabrina Pereira dos Santos, 13 anos, estudante do 7º ano da E.M Plínio Mendes dos Santos. “Até o momento, eu não sabia muito sobre o que é era controlador e suas responsabilidades, mas estou ainda mais interessada depois das palestras, que me deram uma boa clareada em minhas ideias. Além de gostar de aprender, o que me interessou foi saber que basicamente, vou aprender sobre política e como ser atuante nesse meio. Estou confiante pelo aprendizado que terei”, disse.

Os estudantes irão avaliar e identificar situações que necessitam de adequações ou aperfeiçoamento em sua unidade de ensino, e assim, propor possíveis soluções para a melhoria do ambiente escolar. Serão premiadas as cinco primeiras unidades escolares, por ordem de classificação (1º ao 5º colocado), conforme pontuação total obtida.

1º lugar – R$ 50.000,00, 1 notebook, 4 alexas

2º lugar – R$ 25.000,00, 1 notebook, 4 alexas