Festival de atletismo da Reme oferece oportunidade para interação e aprendizado
Correr, saltar, pular e se divertir! É assim que mais de 500 alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) mostram o que aprenderam ao longo do ano nos projetos da Divisão de Esporte, Arte e Cultura (DEAC). Neste sábado (21), atletas de 10 a 14 anos participaram do Festival DEAC de Atletismo com provas realizadas na pista Professor Ervê Demétrio Calhão Silva, no Parque Ayrton Senna, no Aero Rancho.
O dia ensolarado foi incentivo para os meninos e meninas competirem, além de mostrar para os professores e pais, a evolução que tiveram nos treinamentos realizados até agora. A aluna Isabelly Aparecida, 12 anos, e que faz o 7º ano na EM Professora Oneida Ramos, no Jardim Campina Verde, começou a treinar corrida este ano. “Eu fiquei sabendo que tinha atividades na minha escola, e me interessei. Hoje fiquei em primeiro lugar. E o que me deixou mais feliz e animada foi a torcida da minha família”.
Os atletas se esforçam e são acompanhados de perto pelos professores. “Sempre foi um sonho fazer um esporte. O professor me incentivou e vou continuar praticando”, disse Yasmin Monteiro, de 11 anos.
A dona de casa Vera Lúcia Souza acompanhou o Festival para ver o filho competir. “A gente incentiva ele a praticar esporte, pela saúde, e ocupa a mente com coisas boas. Estou orgulhosa, o coração fica a mil”.
As provas serão de corrida de 80m, salto em distância e lançamento de pelota, e servem como oportunidade para os alunos terem a vivência do esporte. “É um evento muito importante para as crianças que participam, durante o ano, das atividades e treinamentos que são realizados nas escolas. Experimentar uma competição, sair do ambiente escolar, e ter possibilidade de troca com alunos de outras escolas, é marcante e colabora para a transformação do aluno”, afirmou o chefe da DEAC, Mário César Ribeiro.
Projetos
O desenvolvimento integral dos alunos da Reme também é garantido por meio da prática de esportes e atividades culturais e artísticas oferecidas nas unidades escolares durante todo o ano letivo. Na Capital, os estudantes têm acesso aos projetos “Esporte Escolar da Reme” e “Arte e Cultura da Reme”, realizados pela DEAC, oferecidos no contraturno ou turno estendido, das aulas regulares. No total são 21 modalidades esportivas, seis linguagens e 21 expressões artísticas, beneficiando os alunos em 119 escolas.
O objetivo das aulas e treinamentos é aproximar as crianças e adolescentes de atividades que podem auxiliá-los dentro e fora da sala de aula e ajudar a proporcionar o bem-estar físico e emocional, além da integração do aluno junto aos colegas e também à família.
As atividades que envolvem os alunos em diversas práticas esportivas, artísticas e culturais, foram retomadas no primeiro semestre deste ano, após o retorno 100% presencial das aulas – que estavam de maneira remota e escalonada, entre março de 2020 e dezembro de 2021, por conta da pandemia. Entre 2017 e 2019 os projetos beneficiaram mais de 45 mil alunos da Reme.
As modalidades esportivas oferecidas são: atletismo, badminton, basquetebol, beach tennis, capoeira, esporte adaptado, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, jiu jitsu, judô, karatê olímpico, kung fu, luta olímpica, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e vôlei de praia. Além de dança (contemporânea, balé clássico, urbana, jazz dance, regional, corpo coreográfico), música (instrumento de corda, flauta, percussão, coral, regente de orquestra), artes visuais (desenho artístico, pintura em tela, artesanato, grafite, escultura), teatro, circo, audiovisual e xadrez.